Escola Internacional de Florianópolis inova mais uma vez. Além de já ser pioneira no Estado pela educação bilíngue, agora oferece aos alunos do ensino Fundamental disciplinas de empreendedorismo.
A palavra de ordem no mercado empresarial nos últimos anos têm sido empreender. Diversas faculdades e universidades já oferecem em sua grade curricular a disciplina de empreendedorismo. Uma maneira de fazer com que o aluno, antes mesmo de chegar ao mercado de trabalho, já observe negócios ainda não explorados e aproveite oportunidades únicas. A iniciativa tem sido proveitosa, mas quanto mais cedo o jovem empreendedor é preparado para o mercado, mais chances ele terá de tornar-se bem sucedido. É dessa opinião que compartilha Daniela Marchetti, sócia fundadora e diretora financeira da Escola Internacional de Florianópolis. A Escola, que já é pioneira em Santa Catarina pelo ensino bilíngue, resolveu inovar mais uma vez e incluiu no currículo escolar de crianças de 7 a 11 anos, alunos do Ensino Fundamental, programas de educação econômico-prática, a fim de despertar o espírito empreendedor nos alunos. “Acreditamos que através dos programas, as crianças podem perceber a importância de investir em ações que gerem retorno para a sociedade, fazendo com que eles confiem que é possível ter um mundo melhor”, explica Thiago R. Pereira, diretor administrativo da Escola. Os programas desenvolvidos durante o ano letivo de 2010 serão: Nosso Planeta, Nossa Casa; Nosso Mundo; e Nossa Região. O primeiro com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância do desenvolvimento sustentável e do consumo consciente, o segundo de apresentar aos estudantes os aspectos fundamentais do comércio global e o terceiro de levar os alunos a refletirem sobre os recursos necessários para os negócios e o planejamento de negócios baseados em recursos. Todos os programas serão ministrados em inglês para os alunos da Escola Internacional de Florianópolis.
Junior Achievement
Os programas de educação empreendedora fazem parte da Junior Achievement, organização criada em 1919, sem fins econômicos, com a missão de inspirar jovens a empreender, através de programas educacionais que possibilite aos alunos o conhecimento e a vivência de situações relacionadas à carreira profissional e a livre iniciativa. Desde 1997, quando iniciou suas atividades em Santa Catarina, promove a participação voluntária de empresários, voluntários, pais, diretores, professores e alunos. Mais de 115 mil jovens catarinenses já foram beneficiados pelos programas.
Conheça melhor os programas
- Nosso Planeta, Nossa Casa
Seu objetivo é conscientizar os jovens sobre a importância do desenvolvimento sustentável e do consumo consciente. Através de atividades aplicadas pelo professor, em sala de aula, os alunos aprendem sobre a importância da preservação do meio ambiente e o seu compromisso socioambiental.
- Nosso Mundo
O Programa Nosso Mundo apresenta aos estudantes de 6ª série os aspectos fundamentais do comércio global. Os jovens aprendem que a maioria dos países são economicamente independentes, descobrem quais as razões para o comércio internacional e diferenciam exportações de importações. Os estudantes também visualizam o papel das trocas internacionais no mercado global, assim como os benefícios e as complexidades do comércio internacional. É desenvolvido em sala de aula, através de 05 encontros semanais de 45 minutos. Este Programa é apresentado por orientadores com vivência de negócios, treinados pela Junior Achievement.
Objetivos do aprendizado:
- Levar o jovem a refletir sobre a importância da educação para as oportunidades de trabalho em nível internacional.
- Conscientizar os alunos de como os negociantes contribuem para a economia global.
- Complementar o currículo de estudos sociais com relatos de conceitos e habilidades em negócios e economia.
- Nossa Região
O Programa Nossa Região é novo na grade curricular da Junior Achievement. Desenvolvido para alunos do 5º ano, tem como objetivo levar os jovens a refletirem sobre os recursos necessários para os negócios e o planejamento de negócios baseado em recursos. Ao longo dos encontros, são discutidos conceitos como recursos humanos, naturais e de capital, produtos, renda, despesa, lucro, prejuízo, bens e serviços.
Fonte: site junior achievement